Grazi Cavenaghi (Foto: Divulgação)
Seja incrivelmente bem-vindo ao nosso quarto encontro de FUNDAMENTO para 2026. É uma alegria imensa ter você aqui, caminhando conosco nesta jornada de abertura consciente do ano.
Hoje, apresento a você o quarto e último passo antes de mergulharmos completamente neste novo ciclo. Mas, antes, relembre os passos anteriores: “Sonhar, planejar e soltar”; “Dar valor ao que temos”; “Fazer a gestão da vida”.
Agora, é hora de dar o próximo passo: “A importância de iniciar novos ciclos com consciência”. Porque ciclos bem iniciados impulsionam nossa vida, liberam nossa energia e nos permitem viver algo novo com plenitude e presença. Porém, só ocorrem se você empurrar sua vaquinha para o precipício.
A vida é composta de ciclos, tudo tem começo, meio e fim. Veja nosso maior exemplo: a Natureza, onde tudo é cíclico: as estações do ano, os meses, as semanas e os dias!
Quando iniciamos um novo ciclo com consciência e intenção, alinhamos nossa energia ao fluxo natural da vida. É um movimento que nos conecta com o momento presente e nos prepara para receber o novo. Como nos ensina Eclesiastes 3:1: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.”
Iniciar ciclos significa abraçar o novo, aplicar o aprendizado conquistado e abrir espaço para o que está por vir. É um ato de coragem e sabedoria, que nos alinha ao movimento natural da vida.
Lembre-se: tudo na vida é aprendizado, e a vida é para ser vivida no hoje, pois só ele existe. O passado é referência, o futuro é construído no aqui e agora. Só temos o hoje, só esse momento.
Deixe-me contar a história da vaquinha Mimosa, que ilustra a importância do desapego e do início de novos ciclos. Um mestre e seu discípulo caminhavam pelos campos quando encontraram uma família em extrema pobreza. O mestre perguntou ao pai: “De onde tiram o sustento?” O homem apontou para uma vaquinha magra que pastava ali perto e respondeu: “É dela que tiramos tudo. Com o leite, fazemos queijo, trocamos com os vizinhos. É a nossa única fonte de sustento.”
Ao partirem, o mestre ordenou ao discípulo: “Empurre a vaquinha no precipício.” Relutante, o discípulo obedeceu. Anos depois, ele voltou ao local e encontrou terras férteis, uma sede próspera e uma família bem-sucedida. Assustado, foi perguntar o que havia acontecido, e recebeu a resposta de um dos filhos do casal: “Nossa vida mudou quando perdemos nossa vaquinha Mimosa. Meus pais se desesperaram no início, depois oraram, pediram luz para Deus e entregaram a nossa vida nas mãos Dele. Logo, eles tiveram novas ideias, começaram a plantar, trabalhar e buscar novos caminhos. Muitas pessoas boas chegaram em nossa vida, e iniciamos uma nova fase. Dali em diante, tudo mudou e entramos no ciclo da riqueza e prosperidade. Foi Deus que levou a vaquinha, eu acho. Dá para acreditar nisso?”
E como nosso foco é progredir, vamos juntos?
Nesta semana de abertura do ano, ligue o botão da percepção e reflita.
Qual vaquinha você vai empurrar agora para o precipício? Quais são os novos ciclos que você está pronto para iniciar em 2026?
Valide as mudanças no seu maior laboratório: a sua vida.
Analise: há novos hábitos que desejo começar?
Novos projetos que gostaria de iniciar?
Novos relacionamentos que quero construir?
Novos compromissos de trabalho que desejo assumir?
Anote suas respostas, assuma suas responsabilidades e aja.
Iniciar ciclos é um ato de amor, coragem e compromisso com a vida. A renovação só acontece quando abraçamos conscientemente o novo e deixamos algumas “vaquinhas” partirem, ou seja, encerramos ciclos! Começo, meio e fim: os ciclos completos da Natureza, de Deus, pois Ele é a Natureza.
Como nos diz Isaías 43:18-19: “Não vos lembreis das coisas passadas. Eis que faço uma coisa nova; agora sairá à luz.”
Empurre as suas vaquinhas, e abra os ciclos com intenção. Libere-se para novas possibilidades! Estou decidida a iniciar 2026 de forma consciente, para que 2026 seja o melhor ano da minha vida. E você, vem comigo?
Seguimos, sonhando, planejando e soltando, com cuidado, fazendo a gestão e iniciando tudo o que desejamos viver, porque queremos um eu melhor, as pessoas à nossa volta melhores, um mundo melhor.
Vamos juntos? Porque juntos somos +