*Sales Silva é engenheiro, representante comercial e ambientalista, residente em Votuporanga
Deus disse: “Produza a terra plantas, ervas que contenham semente e árvores frutíferas que dêem fruto segundo a sua espécie e o fruto, contenha a sua semente.” E assim foi feito.
A terra produziu plantas, ervas que contêm semente segundo a sua espécie, e árvores que produzem fruto segundo a sua espécie, contendo o fruto a sua semente. E Deus viu que isso era bom. Gênesis 1 (11-12)
Belas e inofensivas, as árvores foram uma das primeiras criações de Deus – alegrando nossas vidas e nos oferecendo gratuitamente sua sombra e a purificação de nosso ar. Literalmente são como um colírio para nossos olhos, através de sua beleza, formas, cores, aromas, flores, frutos, teto para nossas moradias e, através de sua madeira..., nos acompanham até a morte.
Dentre tantos benefícios proporcionados pelas árvores, vale lembrar que o sombreamento proporcionado minimiza o impacto das altas temperaturas; bem como nos protegem dos raios prejudiciais do sol, atualmente, responsáveis pela alta incidência de câncer de pele.
Não nos esquecendo do fenômeno da evapotranspiração (fenômeno em que as árvores liberam por meio das folhas o vapor de água absorvido do subsolo) – o qual contribui para a melhoria da umidade relativa do ar, principalmente em nossa região - considerada a mais quente e seca do Estado de São Paulo.
Desta forma, uma decisão bem acertada seria plantarmos mais árvores – objetivando melhoria de nossa qualidade de vida, bem como em menor escala – de certa forma, estaríamos compensando a indiscriminada destruição de nossas florestas nativas.
Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, infelizmente, pouco temos a comemorar – porém, entre iniciativas louváveis, destacam-se o esforço de cidadãos conscientes, que através de ações isoladas plantam árvores, seja em suas calçadas, logradouros públicos, em suas empresas ou propriedades agrícolas, bem como direcionam corretamente o seu lixo gerado.
Vale lembrar alguns exemplos bem sucedidos de nossa prefeitura, educadores e legisladores, entre outros apontamos os projetos Eco Tudo, a Estação de Tratamento de Esgotos, a Implantação de Áreas Verdes em diversos bairros, Educação Ambiental nas Escolas - bem como sua mais recente atuação no que tange a viabilizar o plantio e replantio de árvores no perímetro urbano e, futuramente, vislumbrarmos a implantação do tão almejado IPTU verde - basicamente seria um tipo de incentivo para aquele cidadão que tem ou adote uma árvore na calçada onde mora.
Lembro-me, certa vez, quando um amigo pediu para que eu arrumasse uma muda de árvore para plantar em sua calçada. Ato contínuo quando fazíamos o plantio; sua vizinha presenciando tal fato, interpelou-me dizendo que iria sobrar para ela limpar a sujeira gerada pelas folhas.
Educadamente, respondi à mesma para que refletisse um pouquinho e; desta forma, observaria que todos nós somos responsáveis pela poluição de nosso planeta, visto que o simples ato de acionarmos a descarga com nossos dejetos nos banheiros - isto sim é fato gerador de extrema poluição..., porém, a folhagem das árvores, somente gera substratos que se transformarão em adubo orgânico fertilizando nosso solo.
No tocante às ações que visam à proteção do meio ambiente, tudo depende de nós - somos todos responsáveis neste processo – pois preservar a natureza é preservar a nós mesmos. Citaria o exemplo de uma orquestra, visto que: desde o simples triângulo até o imponente piano, todos são de suma importância na execução de uma sinfonia.
Então está feito – ainda há tempo para revertermos certas previsões catastróficas; em muito devido a ganância do homem na obtenção de lucro fácil, degradando nosso meio ambiente - grande falta de respeito à nossa mãe natureza que nos deu a vida; visto que deveríamos preservar hoje – visando um melhor amanhã para nossos filhos.
Oportuno lembrarmos o legado do grande pesquisador científico, oceanógrafo e ambientalista francês Jacques Cousteau, que décadas atrás já nos alertava que: - “ É no respeito à natureza, que reside o futuro do homem e todo ser vivo que habita a terra”.