Apresento um breve resumo do Projeto Ensino em Tempo Integral, que o Governo do Estado de São Paulo, através da secretaria da educação, está tentando implantar na rede pública de ensino.
Acho muito importante toda sociedade conhecer este novo modelo, para que possamos juntos com os professores, resolver de vez este grande problema da Educação Pública Brasileira.
Nossos alunos e nossa sociedade não podem mais ficar assistindo de camarote estas trocas de acusações entre Governo e Apeoesp. Precisamos nos inteirar destes assuntos para sabermos quem está com a verdade, e darmos um basta nesta discussão e tratarmos logo de melhorar a educação pública, com trabalho duro e com responsabilidade, pois o que está em jogo é o futuro de nossas crianças e jovens, e não temos o direito de condená-los a um ensino fraco.
Este modelo de Ensino em Tempo Integral já está implantado no Estado do Pernambuco, em toda rede pública desde 2004, portanto já estamos com 9 anos de atraso, no Estado mais industrializado do País.
Neste novo modelo, o foco principal é atender os 4 pilares da Educação adotados pela Unesco para o século XXI:
1- O aprender a conhecer
2- Aprender a fazer
3- Aprender a viver juntos
4- Aprender a ser
Tem 5 objetivos bem claros:
1- Ir além dos conteúdos acadêmicos
2- Introduzir conteúdos socioculturais
3- Vivências direcionadas à qualidade de vida
4- Exercício da convivência solidária
5- Leitura e interpretação do mundo em sua constante transformação
Na construção do modelo pedagógico do Programa Ensino Integral, quatro princípios fundamentais foram eleitos para orientar a constituição das suas metodologias, sempre com referência a busca pela formação de um jovem autônomo, solidário e competente. São estes os quatro princípios:
-A educação interdimensional, a pedagogia da presença, os 4 pilares da educação para o século XXI e o protagonismo juvenil.
Na operacionalização desse modelo pedagógico a escola terá: currículo integralizado e diversificado, com matriz curricular flexível e aulas e atividades complementares se desenvolverão com a participação e presença contínua dos estudantes, professores e equipe gestora em todos os espaços e tempos da escola.
O grande diferencial deste modelo é a oferta das condições para elaboração de um Projeto de Vida. Trata o protagonismo juvenil como um dos princípios educativos que sustenta o modelo e que se materializa nas suas práticas e vivências.
A educação proposta neste modelo tem como objetivo principal desenvolver jovens autônomos, solidários e competentes, com oferta de espaços de vivência para que eles próprios possam empreender a realização das suas potencialidades pessoais e sociais.
Os laboratórios destinados às escolas de ensino médio e de ensino fundamental, neste novo modelo, contemplam os seguintes espaços às atividades experimentais:
ENSINO MÉDIO: Laboratório de Física, Matemática e Robótica;
Laboratório de Química e Biologia.
ENSIMO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS: Laboratório de Ciências Físicas e Biológicas;
Sala multiuso, Matemática e Robótica.
Este modelo de Escolas de Ensino Integral terá como:
Missão: “ser um núcleo formador de jovens primando pela excelência na formação acadêmica, no apoio integral aos seus projetos de vida, seu aprimoramento como pessoa humana, formação ética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico”
Visão de Futuro: “ser, em 2030, reconhecida internacionalmente como uma rede de ensino integral pública de excelência posicionada entre as 25 primeiras do mundo”
Para essas escolas a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo indica como valores a oferta de um ensino de qualidade; a valorização dos educadores; a gestão escolar democrática e responsável; o espírito de equipe e cooperação; a mobilização, engajamento comprometimento da rede; alunos e sociedade em torno do processo ensino-aprendizagem voltados ao espírito público e cidadania e a escola como centro irradiador da inovação.
Sugiro que todos os votuporanguenses devem entrar no site www.educacao.sp.gov.br, e leiam o projeto Ensino em Tempo Integral, na íntegra, fiz apenas um breve resumo.
A hora é esta, caso contrário chegaremos em 2030 neste mesmo patamar que hoje estamos, o tempo voa, precisamos começar esta grande transformação da escola pública agora, e caminharmos para que num futuro bem próximo filhos de ricos estudem na mesma escola que filhos de pobres, ai sim estaremos construindo a Paz e um País justo e solidário.
Clubes de serviços e entidades vamos cada um adotar um escola pública, vamos ajudar os professores e dirigentes escolares a realizar esta grande transformação.
*Sergio Braga – empresário – sergioluizbraga2011@hotmail.com