Recentemente li um texto do Max Gheringer pela internet que falava exatamente sobre a questão de conciliar trabalho e família.
Sei para muitos é difícil se adequar a essa nova realidade do nosso mundo, onde nos pede dedicação total para que consigamos alcançar nossos objetivos. Pesquisas recentes revelam que o nível de stress das pessoas tem elevado consideravelmente nos últimos anos devido ao acumulo de funções.
Aprendi com alguns líderes religiosos inspirados sobre esse assunto que falam e explicam o seguinte:
Temos que nos dedicar ao nosso trabalho sim, pois somente com isso cresceremos profissionalmente, mas ao mesmo tempo não podemos transferir nossas responsabilidades dentro do lar em razão disso.
A receita é simples, temos que dividir e organizar o nosso tempo, quando estamos com nossas famílias devemos esquecer-nos do resto do mundo e focar naqueles momentos que estamos vivendo, pois podem não voltar a se repetir.
Procuro viver todo o tempo que tenho disponível com minha família me dedicando a minha filha que está com 05 meses, pois sei que, devo aproveitar ao máximo essa fase de vida dela, onde há descobertas. A cada dia aprendo algo novo ao lado, com seus gestos, com suas caras e bocas, etc. Além disso, fomos abençoados com uma criança maravilhosa que nos concede tempo de conversarmos bastante em casal.
Em contrapartida, a minha vida profissional está melhorando a cada dia, pois penso e planejo cada ato a ser realizado tanto profissional como pessoal, assim dando foco naquilo que é necessário e não supérfluo para o momento.
Também tem o outro lado, que o financeiro, pois vejo pessoas que se matam de trabalham e não conseguem aproveitar e curtir as suas conquistas. O dinheiro é importante sim e necessário para a nossa sobrevivência, mas não podemos pensar somente em ganhar e guardar. Nesse mesmo texto que citei no início do meu artigo, o autor fala que não se arrepende de nada que fiz na vida, às vezes ficamos lamentando se tivéssemos guardado dinheiro naquele momento hoje eu estaria...
Deus instituiu a família como o bem mais sagrado que podemos ter aqui na terra e ele nos faz várias promessas em suas palavras. “Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar” David O. Mckay.
Acredito que essa frase traduz tudo que estou tentando falar aqui, faça sua parte com sua família, atenda as necessidades básicas de seus entes queridos, que por muitas vezes não é financeira e sim de carinho, afeto, atenção.
Faça sua agenda não trazendo trabalhos para casa, se for necessário, de atenção a sua família primeiro, depois comece a resolver as questões de trabalho e seja prático, resolva somente aquelas, não perca tempo com as demais.
O sucesso é uma questão de escolhas, se você conseguir fazer as escolhas certas, com certeza, Deus fará a parte dele para com você.
Espero que possa ajudar alguém com essas minhas poucas palavras. Abraços e até mais.
*Gilberto Carvalho é palestrante