Para nós cristãos, o Natal é o dia da celebração do Nascimento de Jesus. Não que necessariamente Ele tenha nascido nesta data, mas a tradição cristã desde os primeiros séculos teve no dia mais longo do ano (o Solstício de inverno no Hemisfério Norte) o dia de comemoração do nascimento de Jesus.
Como um tempo oportuno de graça, de avaliação das atitudes e posturas, de traçar metas para o ano vindouro, a Igreja renova a mensagem de Esperança do Evangelho, e oportuniza aos seus fiéis através da liturgia uma busca profunda da sua humanidade. Pois, à medida que Deus se faz Homem, humanizar as nossas relações é divinizar, santificar, realizar a vontade de Deus plenamente revelada em Jesus Cristo.
Os cristãos em todo tempo vivem um processo de santificação, a cada dia nos aproximamos mais de Deus. O Natal abre para nós a esperança do Emanuel, o Deus-conosco. Isso não é nada de novo, mas no ciclo da vida vamos perdendo a sensibilidade, assim, o Natal apresenta Jesus como um menino, que abre nossa sensibilidade a realidade da fragilidade humana, o Rei Vitorioso foi também um menino, quis ter um coração... Cabe ao cristão, portanto, renovar sua sensibilidade para perceber a grandeza do seu Criador, a humanidade de Seu Filho e a graça constante do Espírito Santo.
Acredito que o Papai Noel já tomou o lugar de Jesus no Natal há muito tempo! Jesus não combina com o Natal que celebramos hoje, o Natal das compras, das festas regradas a bebidas alcoólicas, das pessoas que só se lembram de ser caridosas nesse tempo. O Natal de Jesus nos lembra a simplicidade, o desapego, a sobriedade, os rejeitados, o povo sem esperança, a solidariedade de Deus com a humanidade. Infelizmente, passaram-se mais de dois mil anos e a história não mudou: enquanto o Papai Noel vem de helicóptero, pula de paraquedas, desce dos grandes arranha-céus e é acolhido nos melhores lugares de nossas cidades ou casas, o Menino-Deus continua a ser rejeitado porque sua simplicidade e humildade contrapõem ao modelo de sociedade de consumo que construímos na nossa história recente.
Padre Márcio Tadeu Reiberti Alves de Camargo
Paróquia Senhor Bom Jesus - Votuporanga