Aconteceram algumas coisas interessantes nos discursos por ocasião da entrega das 210 casas. A primeira delas era a alegria de ver concretizados os sonhos de duas centenas de pessoas e, ao mesmo tempo, o inicio do cumprimento de um compromisso de campanha feito pelo atual Prefeito. E, por falar no Prefeito, realmente ele estava feliz por poder estar ali realizando um dos seus sonhos e podendo anunciar a construção de outras, parece-me, quatrocentas casas.
Outra coisa importante foi o reconhecimento, por iniciativa do Meidão, Presidente da Câmara, sobre o trabalho do Vice Prefeito Cabo Walter. Isso mesmo, reconhecimento para alguém que muitas vezes não aparece, fica discretamente em seu lugar, porém, desenvolve um trabalho importante de apoio e sustentação a todos do executivo, desde o Prefeito aos Secretários. Independente de diferenças políticas e partidárias é humano e honesto reconhecer o trabalho de quem quer seja. Tanto que todos os oradores posteriores fizessem menção ao Walter.
Também, O Deputado Dado lembrou muito bem que aquelas casas fazem parte de verbas federais, através da Caixa Federal. O deputado Carlão, por sua vez, lembrou que a parceria do município, ou seja, os investimentos de nossa Prefeitura foram importantes para que as casas tivessem o padrão que ostentam e, também, que o trabalho do Dado foi importante para sua conquista. Já Juninho, com sinceridade, agradeceu o trabalho dos nossos dois Deputados, da equipe da Prefeitura e lembrou o trabalho de infra estrutura legado pelo Carlão, quando Prefeito, o que possibilitou a construção daquelas casas em lugar tão privilegiado. Pois é, meus leitores, nossa cidade é privilegiada quanto á educação política e, que assim permaneça.
Mas, mudando um pouco de assunto, passando agora para o âmbito federal e após toda história do Ministério dos Esportes, pronto, lá vem essa: o novo ministro dos Esportes, pelo que me parece, é Palmeirense. Já, já vai ser atacado pelos “outros”. Coitada da Dilma escapa de um e já coloca outro na linha de tiro. Vamos esperar o fim dessa história, porém, por favor, não estraguem o meu Palmeiras mais do que está. É assim mesmo, vamos levando na brincadeira, porque o buraco, pelo que parece, está mais embaixo ainda. E, aproveitando a oportunidade, lembro que se um dia for feita uma reforma política, por gente de bem, muitas dessas barbaridades acabam.
E, um assunto, paroquial, está causando entristeci mento, que é a noticia de que o Padre Silvio Roberto vai embora. Quem somos nós para contestar as decisões do Bispado? Acontece que o bom amigo e excelente pessoa, Padre Silvio, devia fazer parte permanente da nossa cidade. Quantos jovens não foram ajudados por ele? Quantos casamentos não foram realizados por esse religioso sempre alegre? Padre Silvio e a Paróquia de Santa Luiza, para mim, se confundem, da mesma forma que vejo a São Bento, hoje, com o Padre Carlos. Que ninguém me critique por externar esses sentimentos que, tenho certeza, são de muitos. E, aos Padres que ficam só lhes desejo que continuem o bonito trabalho de aglutinação em torno de uma religiosidade pura e sincera, como tenho tido noticia que é feita em Votuporanga. Que os Diáconos, dentre eles, alguns amigos meus de vida e trabalho, possam ajudar manter acesa a chama do respeito a Deus. Que os jovens muitas vezes mal informados de como era o passado, possam entender que a vida é feita de amor e que os bens materiais, da mesma forma que são adquiridos, esvaem-se por muitas razões e, apenas permanecem os bens morais. Por isso, a humanidade sempre precisará de bons religiosos, sejam eles de qualquer religião, para transmitir os valores fundamentais que enriquecem as existências.
E, para aqueles que em alguns momentos ficam bravos com as obras da Euclides da Cunha, lembro-os que antes da pista simples que agora está se transformando em dupla, o negócio era poeira, barro, areão e umas quatro horas para ir até Rio Preto. Por isso, calma, meus amigos, já, já estaremos viajando com muito mais segurança. Não sejamos apressados.
*Nasser Gorayb é comerciante e colabora com o jornal aos sábados