Ideologia é a ciência que trata da formação das ideias. Dessa forma, o conceito ideologia depende muito do contexto, possuindo diversos pontos de vista.
No decorrer da história o homem sempre lutou para que seus ideais se sobressaíssem. Muitos ideais foram nobres, outros nem tanto, e a história foi escrita por maravilhas e aberrações.
Na época em que vivemos não é diferente. A política é onde ocorrem as mais diferentes manifestações ideológicas. Mudam-se as opiniões de acordo com as mais variadas conveniências, dependendo muito das propinas e facilitações envolvidas.
Na religião a ideologia é a mola mestra de qualquer credo. Umas são fantasiosas, outras históricas, sempre visando uma verdade absoluta, que defendem com unhas e dentes. Aliás, essa defesa da ideologia tem matado milhões de pessoas através dos tempos, como se Deus se agradasse de alguém que mata para pregar a vida, num paradoxo enorme.
Com a globalização do mundo, novas ideologias, até então regionais, passaram a se infiltrar nos mais diferentes segmentos. As redes sociais se encarregaram de divulgar ideias que muitas vezes são acompanhadas de violência explícitas.
Foi o que ocorreu na última semana, com o enfrentamento de grupos radicais na cidade de São Paulo. É um absurdo que os nossos jovens se matem na luta contra o que eles rotulam de exceção. Temos a segunda maior população negra do mundo. Temos aproximadamente 250 mil judeus no Brasil. Temos uma população homossexual significativa com mais de 60 mil casais, sem contar os que estão enrustidos. Dessa forma, a exceção está por conta desses jovens, que não trabalham, e que vivem à custa dos pais, matando pessoas como se tudo fosse normal.
Se você quer mudar o mundo, é bom começar trabalhando, pois o mundo é feito de trabalho, e as maiores ideologias da história, foram geradas a custas de muito esforço.
Não estamos mais vivendo épocas onde bairros e cidades vizinhas, brigavam pelo território e pela atenção das garotas. Vivemos uma época, onde um bando de idiotas acha que são donos do pedaço, e impõe seus ideais esdrúxulos. O final desse tipo de ideia é a morte, longe de Deus, pois onde está Deus, está à vida, e na minha ideologia só Deus pode nos manter, e é Nele que confio.
Antônio Lima Braga Júnior
toninho.braga@hotmail.com
Votuporanga - SP