Terça-feira foi dia dos avós. Como ainda não virou objeto de apelos publicitários, como outras datas, o dia passou tranquilo e calmo, porém, provocando muitas reflexões, sobre o futuro de seus netos, naqueles que, como avós, já andaram muitos quilômetros na vida. Sobre isso já escrevi alguma coisa em outro artigo e repito agora:- “... chegar a uma altura da vida e poder curtir netos é uma felicidade incomensurável. Os pais carregam as malinhas e nós, os avós, apreciamos a paisagem. E mais, ainda ganhamos uns beijinhos deliciosos. Não é verdade? Por outro lado quando olhamos para eles- os netos- nos deparamos com a realidade de que estarão por este planeta durante muitas décadas e, pior, arriscados a conviver com os abutres da política, com os malandros do corporativismo, com os “idealistas” do proveito próprio e com os utópicos das carteirinhas de benesses. Todos mamadores das tetas da vaquinha Brasil. Por isso mesmo devemos nos engajar nas cruzadas, para que os costumes, dessa democracia que poderia ser tão bonita, sejam mudados, eliminando do cenário político pessoas que nada respeitam, muito menos nossos netinhos (já que não se preocupam com os deles) e seu futuro.”
Isso mesmo, todos, devemos nos esforçar para que o futuro, dessas lindas criaturas que nos enchem de alegria e que dão “gás” às nossas vidas, seja tranquilo, com os bons valores sendo respeitados e, em um mundo livre de maldades. Se não podemos resolver tudo de uma vez, no mínimo, devemos orientá-los para o caminho do bem, fazendo-os perceber que a vida se vive dia após dia, pois, assim entendendo, conseguirão, cada um a sua maneira, serem felizes. Dessa maneira envio um abração a todos vovós.
E, em seguida, já teremos o inicio das festividades dos 74 anos da cidade. Com isso, o jovem prefeito Juninho, com quase a metade da idade da mesma, se acha no direito de enviar um convite muito bonito, com uma foto da Rua Amazonas estampada na capa. Hoje sexta feira (data que escrevo) já tem inauguração da Praça de Esportes Altino Ferreira, pai do amigo João Carlos, e onde as emoções já se iniciam. Até 3 de setembro tem muita festa por aí. E, por falar em emoções, já escrevi o seguinte e repito: “Agindo sem o pensamento prepotente dos poderosos insensíveis, teremos grandes oportunidades de sentir grandes emoções, no mínimo porque a vida é emocionante. E, como muitos, aprendi valorizar os bons feitos do passado, tirando exemplos, para poder participar das coisas do presente e tendo a certeza que isto estará ajudando os que aqui estiverem no futuro. E, o futuro, com novas emoções, já será amanhã”.
Na quinta, o governador, acompanhado do Carlão, deputado estadual da cidade e da região, esteve em nosso aeroporto anunciando uma importante verba para sua melhoria e expansão. È possível que com essas melhorias passemos a ter num futuro próximo voos regulares para São Paulo. Vieram, também, para prestigiar esse momento os secretários estaduais Rodrigo Garcia e Julio Semeghini, o deputado federal de Votuporanga João Dado e os Estaduais Itamar e Bolçone, além de muitos Prefeitos, Vereadores e amigos da cidade e região. Aliás, o governador nesta quinta fez um périplo pela região anunciando e inaugurando obras. Merece nossos cumprimentos por isso, mas é bom que faça isto com maior constância, afinal nossa região merece.
E, na tarde do mesmo dia (quinta) fomos para a Santa Casa, para a entrega do Titulo de Irmão Solidário ao Rodrigo Garcia que tem sido um grande amigo do Hospital. Outras personalidades já levaram, anteriormente, seus merecidos Títulos. É a forma encontrada pelo hospital, através de uma maneira singela e sincera, de homenagear aqueles que ajudam na luta diária que se trava na Santa Casa, pela sua continua melhoria e expansão. E, como disse o Rodrigo: -”o que tem acontecido na saúde em Votuporanga tem servido de exemplo para o pais”. Ótimo, que assim seja, porém, e voltando a bater em tecla repetida, lembramos: -que os Governos mudem a maneira de financiarem a saúde, para que abnegados através de todo o Brasil não precisem colocar em risco seus patrimônios para fazer cumprir aquilo que está escrito na constituição. Também, fazendo justiça, lembremos, que o Rodrigo Garcia, junto do senador Aloysio foram os grandes baluartes da duplicação.
Pois é, agora vamos esperar o ministro da Educação, no próximo dia 8, para inauguração do Instituto Federal de Educação. Vem mais festa boa por aí.
Nasser Gorayb é comerciante e colabora com o jornal aos sábados