Nesta altura da minha existência valorizo cada dia mais essa coisa formidável que chamamos de vida, mesmo sabendo que, estatisticamente, “já fui pra reta”. Isso não me atemoriza e não movo um músculo da face quando penso no assunto. Paciência, quando acabar o gás, puf..., fui. Não sei para onde, porém, espero não constatar que sou um simples chip teleguiado e que poderá ser reprogramado a bel prazer, não sei de quem, para cumprir alguma outra missão não sei onde. Gostaria de continuar tendo o livre arbítrio, sem dúvida melhorado pelas lições que tenha aprendido por décadas. Por isto acredito que existe DEUS. E, se creio em DEUS, devo singelamente respeitá-lo.
E por que estou escrevendo isto? Simplesmente porque estou completando 350 artigos e deixando escrito muito do que pensei, nessa luta diária que, junto de muitos, travo, pelo bem da comunidade onde convivo. E por que eu e muitos outros fazemos isto? Sem dúvida porque é a forma que entendemos que estaremos homenageando esse DEUS que acreditamos. E, tem mais, a melhor forma de se fazer isto é com desprendimento e abnegação, sem jamais pensar em recompensas materiais. As recompensas materiais devem vir de nosso trabalho, em nossas obrigações diárias, jamais daquilo que fazemos ou dizemos fazer, pelo bem estar alheio, incluído aí o nosso próprio.
Por isso, o título Nossa Tribuna. Uma tribuna onde posso, às vezes, até por sugestões de leitores, comentar sobre as coisas de nossa cidade e região. Uma tribuna onde posso deixar escrito que: moramos em uma cidade ainda nova que se diferencia de muitas outras; que oferece confortos a sua população que muitas, mesmo mais velhas, ainda não conseguiram; que com esforço de sua população está provocando uma revolução no atendimento à saúde publica, mesmo que alguns menos avisados ainda teçam críticas infelizes; que está se desenvolvendo a passos largos e superando a falta de atenção das autoridades estaduais e federais; que já está possuindo um dos centros comerciais mais bonitos do interior; que está se esforçando para ter um nível educacional invejável, mesmo que os governos ainda não ofereçam escolas superiores públicas aos nossos jovens; que dentre muitas outras coisas boas tem uma que serve de lição a todas, desse imenso Brasil, que é a pacificação e educação política. Por isso faço questão de manter essa tribuna, com artigos neste jornal, que jamais me questionou sobre os assuntos.
E, ao chegar a este número de artigos já podemos visualizar o início da rodovia, sempre defendido por aqui e, também, a eleição de nossos deputados: o Carlão na Assembleia e o Dado novamente na Câmara Federal. Agora o “negocio” é continuar lutando, dando palpites, enfiando o dedinho em alguns assuntos, mantendo sempre o respeito e deixando, com a ajuda de DEUS, bons exemplos para os mais novos. E tenho conseguido fazer assim por que? Simplesmente porque meus familiares me permitem a tranquilidade e a serenidade necessárias para que eu possa escrever sem rancor, observando sempre a razão nos assuntos coletivos e colocando meu coração no trato com amigos e leitores. E que a tal reta que falei acima me permita chegar aos 400 artigos, reforçando Nossa Tribuna.
Nasser Gorayb é comerciante e escreve neste espaço aos sábados - nasserartigo@terra.com.br