Lembro-me que quando mais jovem sempre ouvia a frase “Eu quero ser como meu Pai” “Eu quero ser igual a ele ou ela quando eu crescer” e várias outras com esse sentido, mas recentemente acredito que deve haver muitas pessoas com crise de identidade.
Alguns conceitos importantes que eram levados em consideração antes, hoje nem sequer entram em pauta nas discussões sobre a conduta de uma pessoa pública ou aquela no qual sabe que vai exercer certo poder sobre os membros de uma equipe, família, etc.
Como dizer a um filho para seguir o exemplo do Pai se o mesmo não tem uma conduta correta perante a sociedade e acima de tudo perante sua própria família, como dizer a uma jovem que o herói ou heroína dele fez algo de errado ou faz algo de errado e que aquilo não é certo. Aí ele pergunta, mas se não é certo porque ele faz? Não sei meu filho, apenas posso te dizer que não é certo.
Está complicado achar um exemplo a ser seguido ultimamente, aquela pessoa na qual você vê que tem uma conduta correta em seus atos seja dentro ou fora do seu ambiente de trabalho ou prestação de serviço voluntário. Como resolver essa questão? Quais caminhos têm que seguir? Quem está certo?
Vejamos alguns exemplos, no meio político há várias pessoas do bem, mas também tem aqueles que só entram para se favorecer, sempre há um escândalo aqui outro ali, um gasto incorreto aqui e outro ali, em quem devo me espelhar?
Na televisão aquele que sempre adoramos, achamos que é o bom moço ou boa moça, que só faz o bem ou quer dizer, que só o mostra fazendo o bem escorrega e comete um grande deslize, daí vem a tona tanta coisa ruim sobre essa pessoa e aí eu volto a dizer: Em quem devo me espelhar?
No trabalho sempre encontramos alguém que se torna um amigo fiel, aquele para todas as horas, principalmente a hora do almoço. Quando menos esperamos recebemos a notícia de que essa pessoa tentou te apunhalar pelas costas e novamente, em quem devo me espelhar?
Vamos agora ao Universo religioso, no qual independente de religião tem um poder imenso sobre seus fiéis ou seguidores, sempre estamos ouvindo escândalos nesse território. Até levar pessoas a morte em sacrifício de algo que ninguém entende, eles tem poder. Cada é devoto a religião que lhe tocou no coração e onde se sente bem e espera ali receber ajuda espiritual para tocar a sua vida e de sua família, mas o vemos é que as pessoas que estão lá para aconselhar são as primeiras a cometerem pecados contra suas crenças e doutrinas. Como posso ensinar uma pessoa a ler se eu não sei? Como posso aconselhar se eu não pratico o que falo. Volto a dizer em quem devo me espelhar?
E por último, mas na ordem de importância o primeiro, o exemplo dentro do lar, o exemplo daqueles que são o responsável pela vinda desse ser humano ao Mundo, cadê os valores familiares? Sei que ninguém é perfeito, mas temos que pelo menos batalhar para ser. Não vejo esforço nenhum hoje em algumas famílias em ensinar o que é certo aos seus filhos, vejo jovens e até adultos sendo ensinados pelas mídias diversas que tem a disposição, seja ela a televisão através de vários exemplos errados que são veiculados e pela internet que hoje é uma ferramenta que pode ajudar para o bem e para o mal.
Bom resumindo, vamos nos espelhar apenas naquele que veio a terra, não cobrou nada de ninguém, pagou pelos nossos erros e acredito que paga até hoje e nem por isso mandou alguma cobrança a nós, apenas pede que sigamos dois princípios: “Amar a Deus acima de todas as coisas” e “Amar ao próximo como a ti mesmo”. Fácil não é, então vamos praticar e honrar aquele que nos deu a oportunidade de passar por essa vida e viver muitas experiências, agora se elas serão boas ou ruins depende de nós!
Abraços e até a próxima: Acesse o meu blog e deixem sugestões de temas para os próximos artigos e comentários sobre os artigos publicados também, será um prazer poder melhorar sempre em prol de vocês leitores!
Sucessocomgilbertocarvalho@blogspot.com
Gilberto Carvalho - Palestrante e gerente de Marketing do Grupo IEP. Formado em Marketing e Pós Graduado em Gestão Empresarial com especialização em Mercado de Varejo pela FIA-USP.