Alguns amigos vieram indagar porque o artigo da semana passada estava “bravo”. Respondi-lhes que não era braveza e sim constatação de verdades.
O pior que, para reforçar, me defronto, hoje, com notícias no jornal dando conta que a rodovia está emperrada, por falta de licenças. Só pode ser brincadeira ou, no mínimo, como já escrevi outras vezes, descaso ou incompetência dos responsáveis por cuidar desta responsabilidade. Aí é que entram os tais escalões de baixo, com suas culpas e falta de comprometimento. Só que nestes casos ninguém veste a carapuça, pois, ou são distraídos, ou... sei lá o que. Que cada um pense o que quiser, é democrático. De minha parte quero a estrada. Aguardemos os próximos lances e confiemos no trabalho do Carlão.
Enquanto isso, mesmo após duas derrotas inexplicáveis (?) do meu Palmeiras, alguns aqui em Votuporanga já estão se movimentando para as eleições do próximo ano. Isso mesmo, o jogo de 2012 começa agora. São as movimentações partidárias, as demonstrações de vontade das pessoas saírem candidatas ao legislativo ou ao executivo e pela procura de espaços e companheiros. Isso é tudo muito natural, faz parte da democracia, e aqueles que não conhecem estes meandros e possuem vontade de participar devem procurar quem possa orientá-los para que, dentro desse horrível quadro partidário que temos, possa se colocar em condições de disputa. Mesmo sem ser especialista no assunto, me coloco à disposição dos bem intencionados que quiserem aprender um pouquinho do que sei.
Até entendendo, a minha maneira, que as coisas estão caminhando bem na cidade, que a dupla de prefeito e vice deve ter mais uma chance, não tiro o direito de quem quer seja ir para a disputa. O embate público, alicerçado por boas ideias e maneiras, calcado na educação e respeito ao povo, é muito positivo para que continuemos avançando mais que muitas outras cidades. Apenas não adoto, não apoio e não vejo como honesto, as tais de rasteiras. Isso é coisa de fracos e donos de cabeças nem sempre bem intencionadas. Todo o resto, dentro das regras, é jogo democrático.
Também, aproveitando sugestões e atendendo ao pedido de alguns leitores bem intencionados, lembremos que os semáforos colocados na cidade são importantes para a organização do fluxo de tráfego. Só não vale quando vemos alguns “engraçadinhos”, possivelmente nascidos de susto, avançarem o sinal antes da abertura do verde. Isso é pura falta de educação, irresponsabilidade e possivelmente “berço”. O trânsito é bom quando as regras são respeitadas, mesmo porque quando pessoas fundaram ou iniciaram cidades, no passado, não tinham consciência de que as mesmas seriam invadidas por tantas máquinas, de duas e quatro rodas, muitas vezes cheias de cavalos no motor e algumas vezes pilotadas por “asnos” ou bárbaros. Se o leitor não é um desses, o que espero sinceramente, não vai ficar bravo com o articulista.
Terminando, me permitam usar este espaço para homenagear uma pessoa que é amiga de todos, aglutinador de alegrias, exemplo de trabalho e simplicidade, que é meu filho Nenê, o nosso querido Edsel Eduardo. Que Deus o abençôe e, junto dele, toda a população da cidade que ele ama - Votuporanga.
Nasser Gorayb é comerciante e escreve neste espaço aos sábados - nasserartigo@terra.com.br