Em dezembro de 2004 escrevi o seguinte: “É possível que as preocupações do mundo moderno, cheio de correrias e incertezas e a própria falta de um maior contato entre vizinhos desviem a atenção das pessoas para as boas ações que outros semelhantes estejam realizando.” Mas, de uma coisa podemos ter certeza, a cidade tem muitas coisas bonitas nesse sentido, tem muita gente abnegada. Portanto, deixo aqui uma sugestão a todos: “sempre que alguém desenvolver algum trabalho em prol da comunidade, no mínimo, agradeça.” Afinal porque estou escrevendo isto? Acho que pensando em como as coisas seriam muito melhores se houvesse mais sinceridade, mais valorização dos bons atos das pessoas e mais simplicidade.” Pensem nisto, é para o bem de todos.
Estamos em 2011, muitas coisas aconteceram neste “mundão” e outras ainda estão causando preocupações, o noticiário sobre o que acontece no mundo é abundante e, resultado do avanço das comunicações. Mas, simplificando, perguntemos o seguinte: Morando aqui em Votuporanga, neste lado ensolarado do Estado, temos condições de resolver os conflitos mundiais? Resposta simples: Não temos e, por isso, deixemos a tarefa para aqueles que estão organizados e tenham poder para tal. Cuidemos, então, com carinho de nossas coisas, pois, com isso já estaremos contribuindo para que o mundo seja melhor e nossa população tenha mais bem estar.
Nossa cidade, que vem sempre apresentando boas noticias, precisa estar sempre atenta aos avanços que podemos obter e não se deixar abater por algum fato triste, por mais triste que seja. Somente com avanços e lutas subiremos para novos e melhores patamares, em todas as áreas. A população local já provou através de sua historia que está sempre pronta a colaborar e incentivar as boas causas. Não podemos jamais permitir que alguém que faça algum esforço comunitário, em qualquer seguimento, desde educação, saúde, assistencialismo até os grandes empreendimentos, fiquem decepcionadas ou desmotivadas a fazê-lo, pois, sem duvida, sempre os mais fracos é que sairão perdendo.
E, para incentivar e, também, cutucar, nosso entusiasmado Prefeito vamos apoiá-lo nas ações que se tornarem necessárias para que a cidade não possua mais favelas. É muito triste ver aquelas pessoas morando em lugares tão sem segurança e proteção. Em algumas até depósitos de lixo se formam de maneira assustadora, até em margens de nossos mananciais e, isto, acredito e penso, sem querer dar palpites em funções de outros, que o pessoal do meio ambiente deveria tomar atitudes imediatas, com o apoio da população. E, tem mais: Já pensaram se em época de seca um daqueles barracos pegar fogo? Vai ser um desastre geral e, depois da tragédia não adianta ninguém dar explicações. Por isso, repito, incentivemos o nosso Prefeito a “topar a parada” e permitir que aquelas pessoas possam moram em lugares dignos de um ser humano. Avancemos...
Nasser Gorayb é comerciante e escreve neste espaço aos sábados - nasserartigo@terra.com.br