No dia 8 de março celebra-se o Dia Internacional da Mulher, e evidentemente não poderia deixar de fazer uma homenagem a esse ser tão especial nas nossas vidas.
Desde os primórdios, a luta das mulheres por mais igualdade de direitos continua forte, pois o mundo ainda carrega na sua essência uma carga muito pesada do machismo de homens que ainda insistem em não reconhecê-las como protagonistas no processo de transformação de uma sociedade.
Como seria o mundo sem a presença feminina, que por onde passa deixa a sua capacidade de tornar os dias mais suaves.
Como seria a vida dos grandes pintores e escultores, que ficaram conhecidos tendo a mulher como única fonte de inspiração para suas obras.
Como seriam os dias sem aquele jeito meigo de ser, que mesmo diante dos desafios, consegue manter a esperança de dias melhores.
Como seriam os dias sem a coragem desse ser, que possui a sensibilidade nos poros, e ao mesmo tempo a habilidade para realizar várias tarefas ao mesmo tempo.
Como seriam os dias sem o olhar único a ponto de perceber, como está o sentimento dos filhos que em algumas ocasiões pensam estar sozinhos.
Como seriam os dias sem a força da mulher que de forma sutil, não saem na foto, mas são a base de sustentação do sucesso de muitos homens.
Como seriam os dias sem a mulher que não esconde que está naqueles dias, e mesmo assim consegue ficar linda quando está zangada.
Como seriam as aprovações dos filhos nos vestibulares mais concorridos do país, sem a poderosa oração da mãe durante a madrugada sem que ninguém tenha visto.
Como seriam as tardes sem a alegria da mulher para equilibrar o ambiente, mesmo diante do azedume do homem que não consegue encontrar o par de meias de que mais gosta na gaveta já toda revirada.
O que seria das flores cultivadas mesmo com todo amor do mundo, mas sem a presença da mulher para recebê-las.
Como seria a vida dos compositores sem a beleza da mulher, para se inspirarem na criação de uma música capaz de tocar corações por todos os cantos do mundo.
E quanto ao poeta, seria apenas mais um desempregado sem a beleza da mulher, como musa inspiradora para a criação de um poema que retratasse a sua essência.
A você mulher, que vem ocupando mais espaços com inteligência e atitude em todos os seguimentos, numa sociedade que ainda usa da violência por falta de argumento, o nosso eterno reconhecimento e apreço.
Fica não só a minha homenagem, mas também o respeito, pela sua força e coragem que lhe permite enfrentar a vida e superar obstáculos que parecem instransponíveis.
Parabéns pelo seu dia e um forte abraço a todas.
José Carlos do Lazão - Vereador