Vendo tudo o que está acontecendo no Rio de Janeiro e demais estados, fico me perguntando quando será que as autoridades vão pensar um pouco mais na população que sempre foi vítima dos maus governantes do passado, que não lembram que as chuvas são como uma locomotiva e se encontrarem algum obstáculo arrebentam tudo.
Os governantes deveriam saber que se investir num melhor planejamento e dar ao povo condições mínimas de sobrevivência tal como, local para construir uma casa segura. Agora se gasta muito mais que se investe, visto isto com um pouco mais de inteligência.
A liberdade de poder ser categórico nesta afirmativa, apontando onde estão os erros dos governantes, ou seja, esquecer de dar apoio às famílias que vivem com pequenos salários e que fazem de tudo para dar a seus filhos uma vida razoável.
Se olharmos para países que estão passando por problemas parecidos, veremos que eles conseguem driblar todas as dificuldades, inclusive as mortes em grande escala.
Não dá para aceitar o número de mortalidade quando se pode pensar que tudo poderia ser evitado.
Não adianta eu querer achar o culpado por tudo isso, mas posso dizer que o povo brasileiro gostaria de colocar a boca no trombone.
Agora estamos vendo as pessoas chorando na TV e o mínimo que nós brasileiros vamos fazer é sempre mostrar aos governantes que o povo está a cada dia mudando seu jeito de ver as coisas e que, isso não mais poderia acontecer, pois o ano inteiro os governantes têm seu tempo para analisar e socorrer as pessoas que estão em áreas de risco.
Assim como temos que pagar os impostos de nossas residências e veículos, senão o veículo é detido, deveria ser com os governantes que têm uma grande parcela de responsabilidade com aquelas famílias que não têm lugar seguro. Lembrando que tudo isso não foi a primeira vez que aconteceu.
Alguém tem que fazer alguma coisa, começa uma pequena mobilização e quem sabe as autoridades vejam as coisas com um pouquinho mais de amor ou acabam me intimando para dizer que eu estou fazendo subversão das coisas. Digo isto porque muios já me disseram que isso não leva ninguém a tomar nenhuma atitude, pois não interessa ao governo. Somente o povo que está socorrendo com alimentos e gêneros de primeira necessidade, tudo para socorrer aquelas crianças que vão dar alguma ideia para se evitar mais tragédia, ou seja, o povo não pode ficar nas encostas de rios e lagos, o resto é com os governantes que sabem como fazer para evitar tais problemas. Acho que ficaria muito mais barato se tivesse tomado algumas providências antes.
Jurandir Augusto Gasi é microempresário - Votuporanga