Nosso País é dotado do mais seguro método de escolha dos nossos candidatos, onde temos a comodidade de votar em apenas alguns minutos. Alguns reclamam de terem que votar e dizem que não tem a liberdade de escolha! O que é liberdade de escolha quando vamos eleger pessoas para ficar por 04 ou 08 anos dependendo do cargo tomando decisões por nós?
Tem Países onde as decisões são tomadas de cima para baixo sem ao menos consultar o que o Povo tem a dizer, será que é isso que queremos, assim não precisamos escolher nada. O problema está em pessoas que preferem sempre ficar em cima do muro, nunca gostam de dar a sua opinião com medo do que pode acontecer, se eu falar e der errado, eu vou ser o (a) culpado (a). Isso vem da insegurança de não saber quem ela ou ele mesmo é.
Vamos pensar na democracia como uma oportunidade de escolher as pessoas na qual quero me relacionar pelos próximos anos e acompanhar o trabalho desses. Pensa em quantas vezes você tinha uma idéia certa na sua mente e por causa de pessoas que te cercavam não deu certo, também temos esse risco de escolhermos umas pessoas e essas não escolherem as pessoas certas para ficarem ao teu lado. Mas qual será a pessoa certa?
O sucesso da eleição em um País vem da oportunidade de você acompanhar quais são as propostas dos candidatos e ver o quanto ele está comprometido com o teu País. O problema é que às vezes voto por votar, porque minha família vota naquele! Porque meu namorado vai votar nesse! E qual é a minha opinião?
E aí vem o pior, somos obrigados a pensar igual às outras pessoas, que dizem que estamos errados, volto a repetir, errado perante e por causa de que?
Democracia (“demo+kratos”) é um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos.
Isso que é democracia, eu posso votar em quem eu quiser e assumo total risco dos meus atos, mas não quero ser ditado como o cara que votou em fulano e sim como o cara que exerceu a sua democracia em um País que presa pela liberdade de expressão por mais que ela não aconteça de vez em quando.
Mas não podemos nos prender aos por menores e sim a maioria dos casos positivos que aconteceu.
Vamos em frente pessoal, o que passou, passou, agora temos que fazer a nossa parte independente do lado que eu estava e não pensar em prejudicar alguém por ter opinião diferente. Será que somos capazes de reconhecer a vitória de alguém de coração e somente de boca? Faça a diferença e não somente diferente.
O pior é você pensar negativo e as coisas começarem a dar certo para os outros e sua vida parar, aí vem você com aquela desculpa esfarrapada! É culpa do governo! É culpa tua que não fez nada para mudar ou melhorar a tua vida e só anda escorando nas oportunidades que os outros que acreditaram estão conseguindo achar ou conquistar.
Lembrem-se dos ditados que sempre deixo nos finais dos meus artigos:
PESSOAS MEDÍOCRES falam sobre PESSOAS; PESSOAS COMUNS falam sobre COISAS; PESSOAS INTELIGENTES falam sobre IDÉIAS.
Qual tipo de pessoa você gostaria de ser, lembre-se colherá o que você plantou!
Abraços e até a próxima: Acesse o meu blog e deixe sugestões de temas para os próximos artigos e comentários sobre os artigos publicados também, será um prazer poder melhorar sempre em prol de vocês leitores:
Sucessocomgilbertocarvalho@blogspot.com
Gilberto Carvalho - Palestrante, gerente e professor da Escola CEBRAC Votuporanga. Formado em Marketing e Pós Graduado em Gestão Empresarial com especialização em Mercado de Varejo pela FIA-USP