União Progressista, nova federação partidária, já nasce grande com três vereadores na Câmara de Votuporanga: Marcão Braz, Serginho da Farmácia e Wartão. As divergências nos bastidores, porém, serão inevitáveis (Foto: Assessoria)
Fervendo
Enquanto se esperava tempos de paz nos bastidores da política de Votuporanga, eis que uma decisão nacional já começa a ferver os caldeirões novamente. Trata-se da formalização da federação partidária entre o União Brasil, liderado regionalmente pelo deputado federal Fernando Marongoni, e o PP, representado na região pelo deputado federal Fausto Pinato.
União Progressista
As duas legendas formam agora o “União Progressista”, oficialmente a maior força política do país, com 109 deputados federais, 14 senadores, seis governadores e mais de 1,4 mil prefeitos em todo o Brasil. Além da representatividade política, a federação também é a mais rica, com mais de R$ 1 bilhão só de Fundo Eleitoral, dinheiro que irá abastecer as campanhas de quem está em suas fileiras.
Votuporanga
Já a nível local, o Progressista tem uma bancada com dois vereadores na Câmara Municipal: Serginho da Farmácia e Marcão Braz; enquanto o União Brasil elegeu Wartão. Ou seja, a federação passa agora a ter também uma das maiores bancadas no Legislativo votuporanguense, junto do PL e do PSD, que também tem três vereadores cada, além de ter o 6º maior número de filiados na cidade, somadas as duas legendas, com 446 membros.
*Confira mais desta coluna em nossa edição impressa e online para assinantes.