Diretor do Procon de Votuporanga, Leandro da Conceição, deu dicas para os consumidores aproveitarem a Black Friday deste ano com segurança
A principal dica para aproveitar a Black Friday é evitar comprar por impulso, segundo o diretor do Procon (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Pedro Spadoni
pedro@acidadevotuporanga.com.br
Com a Black Friday chegando, o fluxo de ofertas e promoções – tanto na internet quanto nas lojas físicas – aumenta. E as chances de os consumidores caírem na “Black Fraude” também. Essa expressão diz respeito a quando os clientes acabam sendo vítimas de golpes ou descontos falsos.
O jornal
A Cidade conversou sobre isso com Leandro Vinícius da Conceição, que é diretor do Procon de Votuporanga. Ele deu dicas para os consumidores aproveitarem a Black Friday deste ano com segurança.
A principal dica, segundo o diretor do Procon, é evitar comprar por impulso. “Essas ofertas e propagandas nos levam a comprar algumas coisas que não precisamos. Elas estimulam o endividamento. Então, pense com calma se a promoção se justifica e se vale a pena fazer a compra”, explicou.
Outra dica, considerada importantíssima pelo diretor, é o consumidor fazer pesquisas constantes dos preços dos produtos que pretende comprar na Black Friday. “Quando ele começar a pesquisar o preço, já vai saber quanto era o preço nos dias normais e se realmente aquele fornecedor aplicou o desconto que prometeu na sua publicidade”, disse. Ele, inclusive, apontou os sites que o Procon recomenda para facilitar esse acompanhamento de preços. São eles: Buscapé, Reclame Aqui, Já Cotei, Proteste e Zoom.
O diretor do Procon também recomendou que os consumidores guardem as “provas” das ofertas e promoções, como, por exemplo, folhetos e prints dos anúncios. “Aquele que faz a proposta e oferta é obrigado a cumpri-la. Isso está escrito no Código de Defesa do Consumidor. E o Procon sempre recomenda que o consumidor guarde os folhetos, tire prints das ofertas etc, para que, depois, se ele não receber o que comprou, tenha uma demonstração do produto e do seu valor”, explicou.
No caso de compras on-line, Leandro da Conceição apontou que o consumidor deve, sempre, verificar se o site em que pretende comprar é seguro. “A gente recebe muitas propagandas de vendas em redes sociais que, quando você clica, remete a uma loja. Então, [o consumidor deve] confirmar se esse site é da loja mesmo e se essa loja existe fisicamente”, disse. Ele acrescentou que é recomendável que os clientes comprem de sites indicados por pessoas que já compraram neles e não tiveram problemas.
Ainda em relação a compras on-line, Leandro também reforçou que os consumidores tem o direito de se arrepender dela, já que não viu, de fato, o produto que comprou. “Quando você recebe o produto, tem sete dias para decidir se quer ficar com ele ou não e, se for o caso, devolver para a loja. Isso não dá certo para lojas físicas, porque você foi lá e viu o produto”, acrescentou.
Já em casos de compras on-line que serão pagas por boleto – principalmente se o site em questão apenas aceitar pagamentos por boleto – o diretor do Procon frisou que o consumidor deve sempre checar se a empresa beneficiária que aparece no aplicativo ou site do banco está de acordo com o local de onde a pessoa estiver comprando. “Muitas vezes a pessoa acha que está comprando das Lojas Americanas, por exemplo, mas, na hora de fazer o pagamento do boleto, o beneficiário aparece como sendo José da Silva. Então, não é as Americanas que está te vendendo e nem está sabendo dessa venda. É golpe”, explicou.
O diretor também alertou sobre produtos com preços que estão de 60% a 70% abaixo da média. Por exemplo: um iPhone 13 sendo ofertado por R$ 2 mil. “Isso são indícios de golpe. Pode ser que alguém entregue esse produto, mas a maioria não vai entregar nesse preço. Vão só receber seu dinheiro e sumir. Se entregarem, você pode estar entrando numa receptação, enfim, a questão pode se tornar maior do que a gente espera”, disse.
Caso o consumidor tenha sido vítima de um golpe ou queira registrar uma reclamação, pode entrar em contato com o Procon pelo telefone (17) 3422-8930 para tirar dúvidas e ir até o local, que fica na rua Paraíba, nº3232, no Patrimônio Velho, para “oficializar” a reclamação. O atendimento é gratuito e o consumidor não precisar estar acompanhado de um advogado.