Seguindo medidas de órgãos da saúde, principais bancos da cidade limitam o acesso dentro das agências e causam filas
O atendimento realizado dentro da agência limita a permanência de 10 clientes por vez (Foto: A Cidade)
Da Redação
Em meio a pandemia do coronavírus pelo mundo, a população deve se atentar às medidas de prevenção instituídas pelo Ministério da Saúde que visam diversas recomendações e orientações, como evitar aglomerações e manter o isolamento social para que as consequências desse vírus sejam menores no país.
A população de Votuporanga,ontem, propiciou um cenárioatípico em que filas com um número acentuado de pessoas denotaram certa preocupação aos que passaram nas mediações das agências bancárias da cidade. Sendo que o município hoje tem um total de 53 casos suspeitos, o momento realmente é de atenção em relação aos cuidados e as orientações dos profissionais.
Em entrevista para o jornal A Cidade, Nilton Aparecido Schinke, gerente da unidade do Banco do Brasil em Votuporanga, disse que a agência adotou nos últimos dias diversas medidas de prevenção em relação à pandemia do coronavírus com o objetivo de cuidar da saúde dos clientes, bem como dos funcionários e terceirizados.
Ele contou que o motivo das filas foi o de evitar as aglomerações dentro das agências, que seguem as orientações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as prescrições dos órgãos de saúde. Explicou ainda que todos os bancos estão trabalhando em regime de contingência, evitando aglomerações em ambientes internos.
Atendimento
Conforme Nilton, o atendimento tem sido realizado no interior da agência, com a limitação de permanência de 10 clientes por vez. Além disso, a agência oferece canais alternativos para o atendimento, comoCanais Digitais e a Central de Relacionamento. Diante das recomendações, a agência realiza o trabalho de orientação. “A população, principalmente os idosos, evitem sair de casa, indo ao banco em último caso, utilizando-se dos canais alternativos. Informamos ainda que o BB, seguindo as orientações da Febraban e órgãos de saúde, tem priorizado o home office para funcionários dos grupos de riscos”.
Para os próximos dias, Nilton explicou que o BB comunicará novas orientações, pois o banco tem um “Fórum Tático e Operacional” especificamente para esta pandemia, onde as informações se atualizam a todo mundo. “A princípio continuaremos com a contingência, aguardando informações da Febraban”.
Febraban
A reportagem entrou em contato com mais duas agências atuantes na cidade, o Bradesco e a Caixa, porém até o fim da edição, o jornal não obteve respostas. No entanto, os bancos associados à Febraban discutem medidas para amenizar os efeitos negativos que a pandemia no emprego e na renda. “Os bancos estão engajados em continuar colaborando com o país com medidas de estímulo à economia. Nesse sentido, os cinco maiores bancos associados, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander estão abertos e comprometidos em atender pedidos de prorrogação, por 60 dias, dos vencimentos de dívidas de Clientes Pessoas Físicas e Micro e Pequenas empresas para os contratos vigentes em dia e limitados aos valores já utilizados.”