Munícipes relataram o problema registrado na manhã desta segunda-feira na agência da Caixa Econômica Federal do Pozzobon
Agência da Caixa Econômica Federal do bairro Pozzobon; munícipes reclamaram da demora (Foto: Daniel Castro/A Cidade)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Diversos munícipes reclamaram nesta segunda-feira do atendimento na agência da Caixa Econômica Federal do bairro Pozzobon, em Votuporanga, por conta da demora. Algumas pessoas esperaram mais de duas horas até serem atendidas.
Idosos relataram que esperaram mais de uma hora na fila de atendimento prioritário. A fiscalização da Prefeitura Municipal de Votuporanga esteve no local e autuou a agência bancária.
De acordo com a lei municipal, a espera nos considerados “dias normais” deve ser de no máximo 20 minutos e 45 minutos nos dias de pico. O cidadão que se sentir prejudicado pela demora do atendimento pode fazer uma reclamação na Prefeitura Municipal, para isso é importante estar com a senha protocolada com o horário em que foi atendido. Os munícipes podem fazer a denúncia ligando na Prefeitura (3405 – 9700), no setor de fiscalização, solicitando que o fiscal vá até a agência para autuar o banco.
Ainda conforme as denúncias, nesta segunda-feira, no horário de almoço, somente um caixa estava atendendo.
O jornal
A Cidade entrou em contato com a Caixa Econômica Federal e fez alguns questionamentos sobre as reclamações dos munícipes, porém o banco não respondeu até o fechamento desta edição.
Horário especial
Os bancos vão abrir em horário especial de atendimento hoje. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), nos estados com horário igual ao de Brasília, o horário de funcionamento na véspera do Natal será das 9h às 11h. Nos estados com estados com diferença de uma hora em relação à Brasília, o horário local será de 8h às 10h (9h às 11h no horário de Brasília). Nos estados com diferença de duas horas em relação à Brasília, o atendimento será de 8h às 10h (10h às 12h, no horário de Brasília).
O último dia útil do ano para atendimento ao público, com expediente normal para a realização de todas as operações bancárias solicitadas pelos clientes, será 30 de dezembro. Já no dia 31 (terça-feira), as instituições financeiras não abrem para atendimento.
A Febraban lembra que as agências bancárias não funcionam em feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais ou federais. Dessa forma, os bancos não funcionarão nos dias de Natal (25/12) e da Confraternização Universal (01/01).
A federação orienta a população a utilizar os canais alternativos de atendimento bancário para fazer transações financeiras, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes.
Os carnês e contas de consumo (como água, energia e telefone) vencidos no feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.
Os clientes também podem agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados, como sacados eletrônicos, poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).