Os dados do Procon foram apresentados na tarde de ontem, às 16h, em audiência pública da Secretaria da Cidade
Em audiência pública na tarde de ontem, a diretora do Procon, Andréa Thomé, apresentou números do órgão (Foto: Daniel Castro/A Cidade)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Em Votuporanga, falar em Procon (O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) é lembrar de telefonia móvel e bancos. Entre as instituições financeiras, a Caixa Econômica Federal é a campeã de reclamações na cidade. Os dados foram apresentados na tarde de ontem, às 16h, em audiência pública da Secretaria da Cidade, responsável pelo órgão no município.
Conforme os números exibidos, até novembro a Caixa foi alvo de 119 reclamações. Na segunda colocação aparece o Bradesco, com 109 reivindicações. Em terceiro, com 83, está o Santander. Com 63 reclamações, em quarto aparece o Banco do Brasil.
A diretora do Procon, Andréa Isabel da Silva Thomé, destacou que os números de reclamações referentes às instituições financeiras são bastante expressivos. São motivos de reivindicações as cobranças indevidas “das mais variadas que eles acabam sendo criativos e gerando transtornos demasiados aos consumidores”. “As reclamações são tratadas diariamente”, contou.
Em segundo plano “e não menos importante”, acrescentou, existe a questão da má qualidade dos serviços bancários, em que é englobado não somente o excesso de tempo na fila normal, mas também a quantidade de tempo no autoatendimento. Há ainda a situação da falta de dinheiro nos caixas e o número de equipamentos que não funcionam.
Outra questão, considerada gravíssima pela diretora, é quando os bancos impedem que a pessoa faça o pagamento na agência quando é nela que o munícipe quer fazê-lo. Ao invés disso, a pessoa é direcionada para um correspondente bancário, onde precisará enfrentar fila. “A legislação não contempla o correspondente, mas, sim, a agência, então a pessoa não pode ser obrigada a pagar em outro lugar que ela não queira. O munícipe tem o direito de optar, o que é bem diferente de obrigá-la”, comentou.
A unidade local do Procon atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, na rua São Paulo, 3741, próximo à praça Matriz ou pelo telefone (17) 3422-8930.