Votuporanga sediou na última quarta-feira (16/8) o 27° Fórum do ADE (Arranjo do Desenvolvimento da Educação do Noroeste Paulista) e desta vez contou com dois novos parceiros na oferta de formações profissionais: o Instituto Natura e a Oficina Municipal.
“Conquistamos parceiros que irão agregar no trabalho que já desenvolvemos dentro do Arranjo. A intenção é termos uma gestão mais organizada para a nossa educação e aumentar o nível de qualidade do ensino que oferecemos aos nossos alunos”, declarou a secretária da Educação de Votuporanga, Encarnação Manzano, que também é executiva do ADE.
Durante todo o dia, representantes de 39 cidades que integram o Arranjo participaram do primeiro dos cinco encontros que serão realizados ao longo deste ano. “Nesta ocasião, discutimos sobre o Diagnóstico Municipal de Educação e a importância de termos informações individuais de cada município e juntos traçarmos, posteriormente, um plano de ação para melhoria da qualidade educacional em todas as cidades que compõem o ADE”, explicou André Lopes, coordenador da RAE (Rede de Apoio à Educação) – projeto do Instituto Natura que visa promover o trabalho colaborativo intermunicipal.
“Sabemos que cada município lida com problemas e desafios semelhantes e quando se juntam certamente ganham mais poder político e técnico para descoberta das soluções”, disse o coordenador.
Trilhas
Outro projeto que passou a integrar as ações do ADE, também do Instituto Natura, é o Trilhas, voltado para formação docente que apoia o trabalho de professores de alfabetização por meio de um conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho do professor no campo da leitura, escrita e oralidade.
Durante a programação do Fórum, nesta quarta-feira (16/8), um grupo de profissionais e gestores voltados à alfabetização recebeu informações e orientações de como funciona este projeto, além de conhecer todo o material e metodologia do trabalho que será desenvolvido.
O kit do projeto é composto por cadernos de orientação do professor e de indicações literárias, jogos de linguagem e cartelas para atividades, todos com a intenção de inserir as crianças no universo letrado.
Os materiais do projeto contribuem para a meta de alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade, conforme o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação e Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, e se apresentam em dois formatos, que compartilham o mesmo conteúdo: impresso e online.
O próximo encontro deverá ser realizado em setembro e abordará questões relacionadas à gestão da área educacional.