Professores e estudantes da fizeram uma petição online contra a implantação do PEI
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Professores e estudantes da Escola Estadual Cícero Barbosa Lima Júnior, de Votuporanga, fizeram uma petição online contra a implantação do PEI (Programa Escola de Tempo Integral) na unidade de ensino. Por sua vez, em comunicado ao jornal A Cidade, o Governo do Estado informou que está nada definido ainda.
Conforme a petição, no PEI o aluno ficará mais tempo na escola para desenvolver atividades em um período “não planejado para tal”. “Isso resultará na precariedade das atividades diversificadas que este modelo de ensino propõe, por causa da falta de estrutura da escola para receber tal modelo de ensino”, apontou. Com a carga horária mais extensa, acrescenta, haverá um menor rendimento do aluno, já que não existirá uma boa diversidade de tarefas de qualidade distribuídas ao longo do tempo.
Os contrários ao programa afirmam que têm convicção de que a forma não funciona no ensino médio, porque muitos deles trabalham e fazem cursos à tarde, o que não seria mais possível se a escola passasse a ser de ensino integral. “Se houver esta mudança, os alunos do Ensino Fundamental II serão automaticamente transferidos para outras unidades que comportam tal nível de ensino, mesmo que seus pais não queiram”, explicou.
Ainda segundo a petição, o corpo docente será “escolhido” e não mais efetivo, o que poderá diminuir a qualidade de ensino, devido à constante mudança de professores, que não ocorre no modelo atual da escola. “Os professores efetivos serão remanejados para outras unidades escolares (inclusive fora de Votuporanga, se não houver vaga dentro da cidade), prejudicando toda sua conquista de sede de trabalho até então”.
Por fim, eles afirmam que há uma maior necessidade na qualidade de ensino, entretanto o modelo que está sendo proposto, o PEI, não é eficiente, devido, principalmente, à falta de estrutura e de investimento do governo vigente.
Governo do Estado
“A Diretoria de Ensino de Votuporanga esclarece que a comunidade escolar está sendo consultada, aliás, como sempre é feito em relação a implementação do Programa de Ensino Integral. A comunidade irá decidir se o modelo é adequado para ela ou não. Cabe lembrar que o Estado conta com 537 unidades que oferecem ensino em tempo integral. Essas unidades apresentam uma evolução expressiva no Idesp, em 2016 as notas tiveram um salto de 73,4% em comparação a 2012 – saindo de 2,14 para 3,71. No perfil do ensino integral adotado por São Paulo, os estudantes se dividem entre as disciplinas da Base Nacional Comum, eletivas, aulas experimentais, projeto de vida, clube juvenil e tutoria”.