Na cidade, ação que acontece no mundo todo tem o apoio da ACV; a sexta-feira dos descontos deve movimentar comércio votuporanguense
A Black Friday, que acontece no Brasil desde 2011, deve movimentar o comércio de todo o país nesta sexta-feira (25/11). Em Votuporanga, a ação tem o apoio da ACV – Associação Comercial de Votuporanga, que ofereceu campanha de divulgação e também tem incentivado a participação de todos os associados, já que a data promete atrair consumidores da cidade e região em busca de promoções.
“Esta é uma excelente oportunidade para atrair o consumidor para o estabelecimento. A Associação sempre busca participar de ações que fortaleçam ainda mais o nosso comércio”, lembra o advogado e empresário Celso Penha Vasconcelos, presidente da ACV.
A ACSP – Associação Comercial de São Paulo acredita que este ano as vendas serão ainda melhores em relação ao ano passado. Embora não cite número, a entidade apresenta três razões principais para que isso aconteça.
“A primeira é que as quedas das vendas vêm perdendo força nas últimas semanas”, explica o presidente da ACSP e da Facesp, Alencar Burti. Na primeira quinzena de novembro, por exemplo, o setor cresceu 2,1% na capital paulista em comparação com o mesmo período de 2015 – foi a primeira alta do ano, resultante da base fraca de comparação e do efeito-calendário.
A segunda causa para o otimismo em relação à Black Friday, segundo Burti, é a popularização do evento, que tem deixado de ser exclusivo do comércio online para se expandir para o varejo físico. “Ou seja, com isso, há uma adesão maior dos estabelecimentos à Black Friday, favorecendo a propaganda em torno da ação. Mais do que isso, tem-se percebido uma ampliação da data em relação ao tempo de vigência, deixando de ser apenas uma sexta-feira para virar um fim de semana ou, em alguns casos, o mês inteiro”.
O terceiro fator que colabora para a análise otimista é a pesquisa que a ACSP fez sobre a primeira parcela do 13º salário, segundo a qual 22,5% dos brasileiros não sabem o que farão com o dinheiro. “Em outras palavras, é uma boa oportunidade para os lojistas atraírem a atenção dos consumidores indecisos com altos descontos”, diz Burti.
Black Friday
A Black Friday começou nos Estados Unidos e chegou no Brasil em 2011 e é promovida sempre na última sexta-feira de novembro. O grande dia de promoções acontece em todo o país, atingindo desde o pequeno até o grande varejista, além do comércio eletrônico.