Aprender matemática pelo ponto de vista da preservação ambiental marinha. Os alunos do quinto ano do Ensino Fundamental do Centro de Educação Municipal (CEM) “Professor Orozimbo Furtado Filho” irão conhecer o projeto “Tamar – A matemática salvando vidas”, que traz a aplicabilidade do conteúdo apresentado em sala de aula.
Acompanhados pelo professor Milton Perecin e pela coordenadora Clara Nates, os estudantes viajarão nesta sexta-feira (18/11) para Ubatuba, para conhecer o projeto Tamar, que atua na busca pela preservação das tartarugas-marinhas ameaçadas de extinção. “O projeto Tamar emergiu como precursor de ações que tentam ampliar a sobrevivência das espécies. Para isso, se pautam em estatísticas, números, áreas e perímetros de sobrevivência, com base na matemática. É nesta perspectiva que pensamos no trabalho como forma de compreender a disciplina ao seu contexto social”, explicou Clara.
Os alunos irão conhecer as espécies de tartarugas, fazer pesquisa de campo com uma exposição fotográfica. “Mais do que isso, irão ver na prática a funcionalidade do ensino matemático nas ações de preservação, dominando os conceitos como estatísticas, peso e medidas, área e perímetro e cálculos”, complementou.
A secretária da Educação, Silvia Rodolfo, enfatizou o projeto Tamar, que, desde 1990, quando foi implementado, devolveu ao mar mais de 10.400 tartarugas capturadas incidentalmente na pesca. “Este tipo de atividade favorece um aprendizado real, pois através dessa vivência, os alunos adquirem posturas que permanecerão durante toda a vida”, disse.