Contando os protestos feitos nos últimos 60 dias, as operadoras Vivo, Claro e Tim aparecem nas três primeiras posições
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
As empresas de telefonia seguem liderando o ranking de reclamações do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de Votuporanga. Contando os protestos feitos nos últimos 60 dias, as operadoras Vivo, Claro e Tim aparecem nas três primeiras posições.
O primeiro da lista é o grupo Vivo/Telefônica, com 121 atendimentos e 88,37% de casos solucionados. Em segundo aparecem Claro, Net, Embratel com 111 reclamações e 84,68% de solução. A TIM está em terceiro do ranking, com 28 atendimentos e 73,91% de solução.
Várias empresas aparecem no quarto lugar da lista: grupo Pão de Açúcar, Extra, Pontofrio.com, Pasasbahia.com, Casas Bahia e Ponto Frio com 24 reclamações e 52,63% de solução dos casos. Estão ainda entre as dez primeiras posições:
Caixa Econômica Federal (sexto), Bradesco (sétimo), Santander (oitavo), Maganize Luiza (novo) e B2W, Americanas.com, Submarino, Shoptime, Sou Barato e Lojas Americanas (empresas empatadas na décima colocação).
O Procon funciona como um órgão auxiliar do Poder Judiciário, tentando que solucionar previamente os conflitos entre o consumidor e a empresa que vende um produto ou presta um serviço. O Procon pode ser estadual ou municipal e, segundo o artigo 105 da Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor), é parte integrante do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. Em Votuporanga, o órgão fica na rua São Paulo, 3741, Centro.